Projetos
Aqui você poderá conhecer as ações desenvolvidas pelo GEPPTES no campo da pesquisa e da extensão já finalizadas ou em execução
PIBIC/UFPB - 2018/2019 (Em execução)
Percursos formativos em Pedagogia e Educação Não Escolar: tramas curriculares e perspectivas formativas
O objeto de estudo desse projeto consiste na formação de pedagogas(os) para a Educação Não Escolar nos cursos presenciais de Pedagogia do Centro de Educação da Universidade Federal da Paraíba. Os questionamentos indutores dizem respeito a: quais as concepções acerca de Pedagogia e Educação Não Escolar construídas pelos estudantes do curso de Pedagogia e como elas se imbricam às motivações para atuação profissional nesse campo? Como a Educação Não Escolar tem sido contemplada entre componentes curriculares e experiências formativas nos cursos presenciais de Pedagogia do CE/UFPB? Os objetivos específicos da pesquisa traduzem as questões supracitadas e desdobram uma sistemática que visa explorar as seguintes categorias empíricas: organização curricular e experiências formativas no curso de Pedagogia, concepções e motivações profissionais de estudantes em torno da Educação Não Escolar. O método de pesquisa incorpora fases programadas de mapeamento curricular, aplicação de questionário junto a estudantes concluintes e que tenham integralizado 50% do fluxograma curricular e realização de grupo focal com amostra não-probabilística de participantes da fase anterior.
Coordenador: Prof. Dr. Leonardo Severo
PIBIC/UFPB - 2017/2018 (Finalizado)
A Educação Não Escolar como campo de atuação de pedagogos(as): desafios profissionais e possibilidades curricular
Descrição: Trata-se de uma pesquisa qualitativa de caráter exploratório, cuja problemática consiste na configuração das práticas de Educação Não Formal desenvolvidas por pedagogos em instituições socioeducativas localizadas no município de João Pessoa – PB. Baseada no quadro conceitual e metodológico da Teoria Fundamentada, seus propósitos analíticos se organizam em torno do objetivo central de investigar objetivo de investigar fundamentos, finalidades e características que configuram tais práticas em instituições públicas e privadas com perfis diversos e que incorporam pedagogos em seus quadros funcionais. Pauta-se por uma metodologia mista que combina análise documental a realização de questionários e entrevistas semiestruturadas, tendo como processo analítico a aplicação de análise categorial com codificação axial aberta, axial e seletiva, além de estatística descritiva simples.
Coordenador: Prof. Dr. José Leonardo Rolim de Lima Severo
PROBEX/UFPB (2018) - Finalizado
Oficinas de Pedagogia Social no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos: mediações educativo-sociais em Direitos Humanos
O projeto se propõe a possibilitar aos educadores sociais e técnicos de referência que atuam no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) voltado aos ciclos de vida que se estendem da infância à juventude o acesso a referenciais teórico-metodológicos da Pedagogia Social e às discussões sobre infâncias, juventudes e Direitos Humanos como uma alternativa para o fortalecimento do trabalho educativo desenvolvido nos territórios sociais atendidos pelo Centro de Referência da Assistência Social em Mangabeira, na cidade João Pessoa – PB. As oficinas são estratégias de discussão e mobilização prática que contemplam a formação conceitual e vivências potencializadoras do agir consciente e qualificado dos educadores sociais na perspectiva dos Direitos Humanos.
Equipe coordenadora:Prof. Leonardo Severo e Profa. Jeane Felix
PROBEX/UFPB (2019) - Em execução
II Ciclo de Oficinas de Pedagogia Social para educadores(as) da Proteção Social em João Pess
o constatar a ausência de experiências locais de experiências extensionistas junto a educadores(as) sociais com foco pedagógico, presumiu-se que as oficinas de Pedagogia Social poderiam proporcionar aos mesmos o acesso a ferramentas de leitura da realidade e de trabalho para a construção de mediações socioeducativas em Direitos Humanos com coletivos humanos em diferentes ciclos de vida atendidos pelo SCFV. A partir dessa experiência, foi possível compreender a relevância dos temas e metodologias trabalhadas desde a perspectiva da Pedagogia Social para outros(as) educadores(as) da Assistência Social que se inserem em práticas desenvolvidas nos níveis da Proteção Social de Média e Alta Complexidade, uma demanda apresentada pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social de João Pessoa – PB. Assim, o II Ciclo de Oficinas em Pedagogia Social se propõe a possibilitar aos(às) educadores(as) sociais que atuam em programas da Proteção Social o acesso a referenciais teórico-metodológicos da Pedagogia como uma alternativa para o fortalecimento do trabalho socioeducativo desenvolvido nos territórios sociais atendidos pelo CRAS, CREAS e Casas de Acolhimento na cidade João Pessoa – PB. As oficinas são estratégias de discussão e mobilização prática que contemplam a formação conceitual e vivências potencializadoras do agir consciente e qualificado dos(as) educadores(as) sociais.As oficinas contemplarão, ainda, a produção de materiais didáticos para a Educação Social na perspectiva dos Direitos Humanos e a abordagem de situações e temas ligados a temas como violências, sociabilidades, ativismo juvenil, gênero, sexualidade e direitos sociais.
Equipe coordenadora: Professores Leonardo Severo e Jeane Félix
FLUEX/UFPB (2017) - Finalizado
Curso de Extensão "Bases da Pedagogia: conhecimento, formação e profissão entre/inter/des ditos"
Trata-se de uma proposta de curso de extensão que objetiva provocar, entre participantes, reflexões sobre os elementos teóricos, metodológicas, formativos e profissionais que conformam a Pedagogia como campo com identidade específica e autônoma. Na interface entre esses elementos, propomos a realização de experiências de discussão para fomentar a capacidade de análise crítica das problemáticas que confrontam a história da Pedagogia como campo epistemológico, formativo e profissional, destacando referenciais de estudos e experiências nacionais e internacionais que se situem como parâmetros de crítica e proposição criativa. O curso se organiza em três módulos nos quais se articulam encontros de estudo e debate e encontros para tutoria de grupos que objetivem a produção de dados e material multimidiático que será usado para a construção de um documentário sobre o curso de Pedagogia na Universidade Federal da Paraíba. Os módulos são: discursos sobre o conhecimento em Pedagogia, discursos sobre formação em Pedagogia e discursos sobre a profissão pedagógica.
Equipe coordenadora:Prof. Leonardo Severo e Profa. Jeane Felix
Vídeo memória do I Ciclo de Oficinas em Pedagogia Social (2018)